Chama da Pátria

Publicado em: 08/09/2011 16:17 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Whatsapp

 

E a novidade neste ano foi a inserção do fogo simbólico da Pátria no cerimonial. A ideia partiu do Departamento de Esportes, comandado por Nilda Graciliano. Segundo a diretora, o intuito da mudança é resgatar o espírito cívico e patriótico dos mais jovens.


O fogo foi aceso pela prefeita Tina já na segunda-feira e até o dia da Independência, foi guardado pelos alunos dos Colégios José Pavan, Imaculada Conceição e atiradores do TG.

O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.

Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o fogo deveria percorrer o território nacional.

Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa independência, a liga da defesa nacional realiza a cerimônia, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando culto ao nosso país e mantendo viva no nosso povo a "chama que alimenta os valores espirituais" da nacionalidade.

Ordem do desfile / entidades que desceram a rua Paraná:
Tiro de Guerra
2º Batalhão da PM
Bombeiros
Patrulha Escolar
Polícia Ambiental
Banda Municipal
Desbravadores
APAE
Shotokan Karatê

Colégio Estadual José Pavan
Instituto Federal
Escola Estadual Imaculada Conceição
Desafio Jovem Missão Resgate
Colégio Estadual Rui Barbosa