Jacarezinho é destaque na Folha de Londrina

Publicado em: 31/08/2011 21:30 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Whatsapp

 

A edição de hoje da Folha de Londrina trouxe a prefeita Tina Toneti como destaque. A matéria “Elas têm o poder”, de Marcos André de Brito abriu o caderno Norte Pioneiro da Folha, um dos jornais de maior credibilidade do país. A reportagem aborda as mulheres prefeitas de nossa região, que concentra a maior quantidade de prefeitas eleitas de todo o Estado. Cinco das 30 são do Norte Pioneiro.

Tina ganha visibilidade na matéria por comandar Jacarezinho que, por seus núcleos regionais de Governo do Estado e uma série de entidades federais, é classificado como a “capital administrativa” do Norte Pioneiro. Após um breve histórico de sua trajetória pessoal e política, são destacadas também as características de Tina. A foto de Alfredo Jorge aberta na capa do caderno mostra a prefeita Tina Toneti, o secretário de Planejamento Nelson Paulino e o morador do Jardim Panorama Bento Menino de Almeida visitando as obras da Avenida 2 no próprio bairro.

Clique no link e visualize o destaque no site da Folha: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1-59

Ou leia a matéria na íntegra fornecida pelo jornal abaixo:

Prefeita da capital do Norte Pioneiro
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

 

Valentina Helena de Andrade Toneti (PT), prefeita de Jacarezinho, comanda a capital administrativa do Norte Pioneiro. A cidade reúne núcleos regionais do governo do Estado e uma série de entidades federais. É conhecida também como a capital universitária e cultural da região. Filha pai feirante e mãe pedagoga, Tina Toneti, como é conhecida, mantém a mesma simplicidade dos tempos que estudava na faculdade de Direito em 2003, quando filiou-se ao PT para ser militante. Atuou ainda no movimento estudantil, integrando o diretório acadêmico. Queria ajudar a esquerda se firmar na região.

 

Sua indicação por uma ala do partido às eleições em 2004, era apenas para concorrer, mas seu carisma surpreendeu os políticos tradicionais da cidade. Tina acredita que sua ascensão foi uma ''consequência divina''. Quebrou dogmas e está concluindo seu segundo mandato. Queria ser cantora, conseguiu em 2001 gravar seu primeiro CD. Trancou matrícula na faculdade de música em Curitiba e estudou Direito por necessidade. Acredita que sempre teve sorte. Católica, Tina Toneti nunca esquece de agradecer a Deus sua carreira sempre crescente e todas as conquistas.

 

Neste segundo mandato, sente que amadureceu muito. ''Com honestidade tudo é possível. Nasci em Jacarezinho e é um privilegio ser sua primeira prefeita. Pretendo continuar na política como forma de ajudar ainda mais as pessoas. Sobre a ascensão da mulher na vida pública, a prefeita de Jacarezinho acredita que o sexo feminino ainda está longe de ocupar mais espaços. ''Deveria ser 50% para cada um. Ninguém pode governar sozinho. É preciso que a composição dos valores sejam iguais'', sugere.

 

Com uma extensa folha de serviços prestados à comunidade, Tina Toneti admite que se depender dela, o próximo mandatário de Jacarezinho será homem. ''É uma forma de manter minha sugestão de dividir o poder com os homens, hoje já bem mais esclarecidos em relação ao importante papel da mulher na sociedade'', conclui. (M.A.B.)

 

 

Elas têm o poder

Cinco prefeituras do Norte Pioneiro são comandadas por mulheres; vaidosas, mas dedicadas, empreendedoras e atuantes
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

 

Cornélio Procópio - A presença de mulheres à frente das administrações municipais tem aumentado gradativamente no Norte Pioneiro e ainda existe muito espaço a conquistar. Este resultado traduz, além do espírito empreendedor, a própria valorização da mulher. A maioria delas quer ser mandatária e estar à frente das decisões, mesmo que, às vezes, tenha de cumprir tripla jornada, no comando de uma prefeitura, na administração da casa e na educação dos filhos.

 

É realidade que nas últimas décadas as mulheres deram um salto importante rumo ao sucesso, o que oportunizou uma série de conquistas políticas, sociais, econômicas e até mesmo pessoais. Mas elas continuam lutando para serem reconhecidas. Basta um olhar retrospectivo para captar a capacidade de organização, superação e inserção em um mundo quase exclusivamente masculino. Reconhecida pela sua força e ousadia, a mulher batalha pelo que deseja e hoje conquistou seu lugar, fazendo história na sociedade, percorrendo novas posições, rompendo barreiras, preconceitos e obstáculos.

 

O Norte Pioneiro é no Paraná, o maior exemplo da participação feminina na política - a região concentra o maior número de prefeitas eleitas em todo o Estado. Até dezembro do ano passado, eram seis prefeitas administrando municípios da região. Com a saída da prefeita de São Sebastião de Amoreira, Adelina da Silva Anésio, a Dila, cinco prefeitas continuam no cargo. Destas três encerram seus mandatos no ano que vem e duas deverão tentar a reeleição.

 

O Paraná possui atualmente, de acordo com a Casa Civil do Governo do Estado, 30 prefeitas nos seus 399 municípios (ver Box). Um número pequeno, mas muito aguerrido, pelo menos aqui no Norte Pioneiro. São elas, Maria Aparecida de Souza Lima Bassi (PP), de Santa Mariana, Cléia Bernardo, de Leópolis (PDT), Vera Lúcia da Silva Golono (PT), de Sapopema, Valentina de Andrade Toneti (PT), de Jacarezinho e Maria Ana Guimarães Pombo (PT), de Santo Antonio da Platina. Outro dado curioso é que das quatro prefeitas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado três também são da região.

 

Elas cuidam de cerca de 130 mil pessoas e controlam aproximadamente 4,5 mil funcionários públicos municipais. Suas cidades movimentam uma grande soma de recursos, possuem empresas e indústrias de ponta, universidades e faculdades, e todas têm no agronegócio, sua principal fonte de renda. Somadas, a extensão territorial destes cinco municípios é maior do que muitos países no mundo. Até agora, a administração feminina nessas cidades foi aprovada, porque três prefeitas foram reeleitas e deverão deixar saudades em suas cidades.