CRAS da Vila São Pedro realiza palestra sobre a Dengue

Publicado em: 31/08/2011 14:20 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Whatsapp

 

 

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila São Pedro realizou na última semana palestra sobre a Dengue. Público alvo foi os beneficiários do programa do Governo Federal Bolsa Família. Falaram sobre o assunto a enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) Mara Alessandra Ribeiro Martins e José Scarabel, técnico do Departamento de Meio Ambiente. Evento durou duas horas.

 

O CRAS da Vila São Pedro tem como responsáveis a psicóloga Mayra Campos Francica e a Assistente Social Graciele Olante Prevideli. De acordo com Mayra, a intenção da palestra foi de capacitar a população acerca desta doença para que a comunidade se torne disseminada dos conceitos aprendidos.


A enfermeira Mara esclareceu pontos essenciais como a importância da prevenção relacionada à Dengue, apontou suas principais causas, seus sintomas, as precauções e os riscos que correm as pessoas que são acometidas por esta doença. “Nos últimos surtos, o local de maior foco na Vila São Pedro foi a Rua José Pavan, que é o local de maior movimento do bairro”, explicou. Segundo ela, o motivo da maior incidência seria o lixo jogado nos bueiros.


Depois, Scarabel apontou quais são as circunstâncias que provocam a proliferação dos mosquitos, mostrou o que deve ser feito com relação ao lixo que produzimos em casa e comentou sobre a cooperativa de reciclagem (Assomarja) que existe aqui em nossa cidade, além de relatar sobre a coleta seletiva e as formas de separarmos o lixo. “Temos que lavar a caixinha de leite dos dois lados e dobrá-la, para que não ocupe espaço na sacola e não fique cheirando mal”, alertou.

O técnico do Meio Ambiente comentou ainda sobre duas plantas que podem ajudar no combate à Dengue: a crotalária e a citronela (uma extingue o mosquito da dengue com as libélulas que atrai e a outra espanta os mosquitos da dengue com seu odor agradável), muito em voga atualmente.

Foram entregues ainda panfletos de conscientização à população e distribuídas sementes de crotalária aos presentes. O Meio Ambiente oferece também mudas de citronela. Quem se interessar deve ligar 3911-3037.

A psicóloga Mayra Francica avaliou que o encontro foi positivo, já que a população tirou suas dúvidas sobre a doença, sobre a coleta seletiva e sobre as maneiras de prevenção. “Ficamos muito satisfeitos pelo fato de as pessoas terem se mostrado interessadas na prevenção e dispostas a participar no combate a esta doença tão séria”, finalizou.