A obra vai atender a adolescentes, principalmente na faixa de 12 a 17 anos, e será uma alternativa de lazer e formação fora da escola. A unidade está orçada em R$ 1,4 milhão e terá laboratório, biblioteca, cozinha, vestiário, sala de informática, praça com pista de skate e ginásio poliesportivo.
O governo vai construir até o final de 2010 outros 29 centros no Estado. A construção destes equipamentos foi aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente(Cedca) e o projeto foi apresentado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj). As obras serão financiadas com recursos do Tesouro do Estado, através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O valor total do investimento é de R$ 60 milhões.
A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que vários critérios foram adotados para a seleção das cidades que vão receber os Centros da Juventude, como, por exemplo, o número de homicídios na população ente 15 e 19 anos e apreensões de adolescentes devido ao envolvimento com drogas, entre outros.
A lista de cidades pode ser alterada caso as prefeituras não preencham os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre as exigências estão a disponibilização de terreno para instalação do Centro da Juventude, que deve ter área mínima de 50x100 metros, e a responsabilidade pela manutenção do espaço público e execução da proposta político-pedagógica do programa.
Além de Jacarezinho, as demais cidades que vão ganhar Centros da Juventude são:Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina,Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambe, Palmas, Laranjeiras do Sul, Maringá e Guaratuba.