Equipe da UEM aprova pólo presencial de Jacarezinho

Publicado em: 11/09/2008 12:12 | Autor: Dep. de Comunicação

Whatsapp

 

Os coordenadores do Núcleo de Ensino à Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luisa Furlan Costa, do curso de licenciatura em Física, Sonia Maria Soares Stivare e do curso de licenciatura em Pedagogia, Célio Juvenal Costa estiveram em Jacarezinho nesta quarta-feira, 10, em Jacarezinho. Eles vieram conhecer o prédio da Secretaria Municipal de Educação, local onde será instalado o pólo presencial da Universidade Aberta do Brasil no município e fazer a seleção de tutores, os profissionais responsáveis pelo suporte pedagógico do aluno.

Impressionada com as reformas vistas no prédio da Secretaria para abrigar a UAB, Maria Luisa parabenizou Jacarezinho pelos investimentos.

Eles aproveitaram a visita para divulgar o vestibular cujas inscrições terminam na terça-feira, 16. Estão abertas 75 vagas, sendo 25 para Licenciatura em Física e 50 para Licenciatura em Pedagogia. Os cursos são gratuitos, com a duração de 4 anos, como os presenciais e a qualidade do ensino é atestada pela Universidade de Maringá. Informações podem ser obtidas no site www.uem.br/vestibular.

 

Ensino à Distância

 

Em 2009 a UEM vai formar 1.680 alunos da segunda turma do curso normal superior através do ensino à distância. Os números expressam o objetivo do programa do Governo Federal de expandir o acesso ao ensino superior em locais onde ele não existe ou é escasso. Para realizar esse objetivo o sistema UAB receberá um aporte de recursos superior a R$ 1 bilhão neste ano.

As aulas são via webconferência, gravadas pelos professores, ficam disponíveis on line para os alunos que podem assistir quantas vezes quiserem. O pólo presencial servirá como uma base com infra-estrutura física, pedagógica e laboratorial. A tutora do curso de Pedagogia em Jacarezinho, escolhida pela comissão da UEM, será Lucilena Rosa.

Maria Luisa e Célio enfatizaram a seriedade com que o ensino à distância é encarado. Ele salientou que a preocupação da UEM é garantir a mesma qualidade dedicada aos alunos dos cursos presenciais. A coordenadora complementou revelando que em 2005 os alunos do ensino à distância foram melhor avaliados pelo MEC em sete áreas em comparação com os alunos dos cursos presenciais.

Para Célio a iniciativa do MEC vem desmistificar a má impressão que os cursos à distância tomaram ao longo do tempo de serem facilitadores da obtenção do diploma, sem muita exigência do aluno.

 

Professor Célio, Professora Maria Luisa, Professora Sonia Maria e a tutora Lucilena

 

Acima e abaixo em entrevista coletiva divulgando a UAB e o vestibular