Troca de Experiências

Publicado em: 29/10/2010 15:49 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Annieli

Whatsapp

 

Num mundo em rápida transformação, as questões ambientais estão cada vez mais à porta dos cidadãos e das cidadãs no espaço de vida cotidiana que é o município. Torna-se, portanto, fundamental a participação efetiva da administração publica local para responder aos desafios que lhe apresentam diariamente.
Nessa perspectiva, a Prefeitura de Jacarezinho através do Departamento de Meio Ambiente, tem se mostrado comprometida em buscar soluções que garantam o desenvolvimento com sustentabilidade e a qualidade de vida da sua população. Prova disso foi a visita do Eng. Civil Flávio Augusto Scherer, especialista em manejo de aterro sanitário. Scherer é o responsável técnico do aterro sanitário de Toledo, município da região oeste do Estado do Paraná.
A visita faz parte de uma parceria entre os dois município, ante às recomendações do G 22 + 1, que prega a desburocratização das relações intermunicipais para o fortalecimento da gestão ambiental, e a troca de experiências, importante aliada para a resolução de passivos ambientais indesejáveis.
Durante os dias 26 e 27 de Scherer dedicou todo o seu tempo em apontar as adequações necessárias para o manejo adequado do aterro sanitário de Jacarezinho.
Na tarde de ontem a prefeita Tina Toneti, recebeu o engenheiro em seu gabinete onde falou da importância dessa parceria para a resolução dos problemas decorrente da disposição inadequada de resíduos sólidos, uma vez que a qualidade de vida de uma cidade é também medida pela forma como ela cuida do seu lixo.
Segundo Scherer a disposição dos resíduos sem monitoramento torna fonte extraordinária para a proliferação de vetores e agentes oportunistas como vírus e bactérias, que, certamente acarretarão danos à saúde pública e ao meio ambiente.
Ao final da visita, a equipe técnica da prefeitura, responsáveis pelos departamentos Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Urbano, receberam um check list contendo todas as ações corretivas necessárias para a correta operação do aterro sanitário municipal.
Todas essas atitudes reforçam cada vez mais a importância da parceria entre municípios, empresas e sociedade civil no enfrentamento dos conflitos oriundos do processo de desenvolvimento sustentável para a garantia da qualidade de vida da população.