Governo abre licitação para compra de 182 mil livros para Bibliotecas Cidadãs

Publicado em: 09/06/2009 20:30 | Fonte/Agência: http://www.aenoticias.pr.gov.br/ | Autor: Agencia Estadual de Noticias e CMJ

Whatsapp

 

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) abriu processo licitatório para a compra de 182 mil livros, de 1.978 títulos diferentes, que vão compor os acervos das bibliotecas cidadãs. As obras serão destinadas a 80 bibliotecas que a Secretaria de Estado da Cultura vai implantar entre este e o próximo ano.

A licitação ocorrerá na modalidade concorrência pública. A entrega das propostas por parte dos interessados – empresas de edição e/ou distribuição – está marcada para o dia 6 de julho, às 14h30, na sala de pregões do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O edital está publicado no Portal Compras Paraná (www.comprasparana.pr.gov.br).

O processo licitatório estabelece o fornecimento de pelo menos um exemplar, de cada um dos 1.978 títulos, a 68 bibliotecas das 80 previstas. Às outras 12 bibliotecas, deverão ser fornecidos dois exemplares de cada um dos 1.978 títulos. A aquisição será gradativa, conforme ocorrer a construção, inauguração e abertura das unidades ao público. O valor máximo fixado pelo edital é de R$ 4,7 milhões.

Os títulos que estão sendo licitados são de obras literárias (inclusive infantis), de autores brasileiros, latino-americanos e estrangeiros; e ainda de livros que tratam de assuntos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos, entre outros. Um arquivo anexado a esta matéria traz a relação de todos os 1.978 títulos.

SOBRE O PROGRAMA - O programa Biblioteca Cidadã foi criado pela atual gestão do Governo do Paraná. De acordo com informações da Secretaria da Cultura, já estão em funcionamento 68 unidades em todo o estado; 15 estão para serem inauguradas em breve e mais 64 estão em diferentes etapas de construção. A meta é terminar o ano de 2010 com um total de mais de 220 bibliotecas cidadãs concluídas.

As bibliotecas cidadãs são implantadas, prioritariamente, em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é levar às comunidades mais carentes o acesso ao conhecimento.

Com 184 metros quadrados, as bibliotecas têm, além do acervo e sala de leitura, telecentro (acesso à internet gratuito), salão comunitário, espaço cívico e área de recreação. Artistas locais podem pintar o painel da entrada da biblioteca e no entorno é possível plantar vegetação nativa.


Lembrando que Jacarezinho conta com uma BIBLIOTECA CIDADÃ, na Rua 2 de abril, Centro, ao lado da Abrinja, sendo seu horario de atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 8:30 às 11:00 e das 13:30 às 17:00.