Dados do Indicador Sintético Final, em avaliação do Ministério da Saúde, mostram uma significativa evolução da qualidade e abrangência dos serviços de saúde pública em Jacarezinho entre o fim de 2020 e o atual momento.
Neste recorte de tempo os dados mostram que Jacarezinho saltou de uma avaliação de 2,38 no terceiro quadrimestre de 2020 para 7,1 no primeiro quadrimestre de 2022 – em uma escala que vai de 0 a 10, sendo 0 a pior avaliação e 10 o melhor cenário de prestação dos serviços de saúde pública.
Para compor a análise, o Ministério da Saúde leva em conta os seguintes fatores: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico; proporção de mulheres com coleta de citopatológico; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas; proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Desta forma, a avaliação com uma nota atual quase três vezes maior que a registrada ao fim de 2020, mostra que o município evoluiu substancialmente nestes quesitos de Atenção Básica em Saúde, aprimorando e ampliando o atendimento aos moradores.
De acordo com o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, o avanço dos índices são reflexo dos investimentos no setor e do trabalho de toda equipe. “Começamos a gestão com uma missão clara de trazer melhorias para a saúde em curto prazo, e trabalhamos bastante para isso. Estamos satisfeitos pela evolução e vamos manter o foco em melhorar, porque sabemos que é possível avançar ainda mais. Fica o agradecimento a cada servidor da saúde, porque sem eles não seria possível obter esse resultado tão expressivo e em tão pouco tempo”, elogia.
Para o secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, “essa evolução se deve ao comprometimento das equipes que trabalham intensamente para melhorar nossos indicadores de saúde e a confiança externada pelo prefeito Marcelo Palhares”.