“Cidades Digitais” deverá ser implantada até 2015 em Jacarezinho

Publicado em: 28/07/2014 15:16 | Autor: Marcos Junior

Whatsapp

 

 

O Secretário Municipal de Planejamento de Jacarezinho, Vicente Estanislau Ribeiro, informou nesta semana que o Programa "Cidades Digitais" deverá estar implantado oficialmente até 2015 no município. O convênio foi assinado em novembro do ano passado pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

"A implantação de fibras ópticas deve começar no segundo semestre deste ano e a conclusão está prevista para 2015", enfatiza o Secretário Municipal de Planejamento. Ele ainda ressalta que houve um pedido de informação da Câmara Municipal sobre como está o funcionamento do programa.

"Recebemos o requerimento na data de 15 de julho e no dia 24 de julho já protocolamos a resposta no Poder Legislativo. É importante salientar que temos trinta dias para responder o documento. Além disto, por ser um Programa Federal vamos executando conforme está sendo liberado no cronograma", enfatiza Vicente Estanislau Ribeiro.

"Cidades Digitais" tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando a prefeitura às demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde, entre outros e a população. "Havíamos cadastrado o projeto no Governo Federal e enviamos representantes para conhecer experiências de locais que já possuem este projeto instalado", comenta o prefeito.

Dr. Sérgio ainda explica que o "Cidades Digitais" tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.