Visando o aperfeiçoamento da democracia, a Câmara Municipal de Jacarezinho implantou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL, o que possibilita um contato direto do munícipe com as atividades legislativas.
Este sistema foi criado pelo Interlegis, que é uma secretaria do Senado Federal. Vejamos: “O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo”. (http://www.interlegis.gov.br)
No Paraná, apenas Apucarana, Campo Largo e Maringá utilizam este sistema. Portanto, Jacarezinho é precursor no chamado “Norte Velho” ao implantar o SAPL.
Com a implantação do SAPL, qualquer munícipe poderá acessar o site da Câmara Municipal de Jacarezinho e ter acesso a tudo o que acontece no Legislativo jacarezinhense.
Aludido sistema armazena todas as proposições dos vereadores. É um sistema completo, que funciona on-line e não gera custo algum para os cofres públicos.
A guisa de exemplo, o cidadão que tem interesse em um determinado projeto de lei, poderá acompanhar todo o trâmite no site da Câmara, através do SAPL, desde a sua leitura na sessão, até as votações pelos vereadores, resultando em sua aprovação ou não pelos Edis.
Para maiores informações, acesse o site http://www.interlegis.gov.br.
Jacarezinho, 05 de maio de 2009.