Comitê realiza atividades em 6 regiões de Jacarezinho

Publicado em: 27/08/2013 10:02 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Whatsapp

 

 

De 9 a 14 de setembro, as entidades que compõem o Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial realizam o programa Bairro Empreendedor. As ações ocorrerão em seis regiões do município de Jacarezinho e consistem em atendimento personalizado a todos aqueles que se interessarem em formalizar sua atividade profissional, microempresários e população em geral. Serão prestadas informações, oferecidos minicursos e palestras em tendas que serão montadas em praças nos bairros Parque Bela Vista (em frente à Fafija), Vila São Pedro, Vila Setti, Distrito de Marques dos Reis, Aeroporto e Praça Rui Barbosa.

Das 9 às 17 horas, consultores e especialistas também estarão à disposição de consumidores que queiram conhecer seus direitos; das donas de casa que precisem de orientação sobre economia doméstica, entre outras atividades que serão divulgadas durante os eventos.

O secretário municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços (Sinturs), Homero Pavan Filho, coordena o trabalho que conta com a participação de entidades como o SEBRAE, SESC, SENAR (Sindicato Rural) e SENAC; Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR); Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho - ACIJA - e Câmara da Mulher Empreendedora; OAB, SICOOB, Correios e Corpo de Bombeiros. No "Bairro Empreendedor" estarão ainda o Procon, Agência do Trabalhador, Banco do Empreendedor e Sala do Empreendedor, órgãos vinculados à Sinturs, assim como as secretarias municipais de Saúde (Vigilância Sanitária), da Assistência Social, da Agricultura e Meio Ambiente. "Queremos ampliar ainda mais a participação dos vários organismos governamentais e não-governamentais em um esforço que visa, em última análise, ao desenvolvimento socioeconômico de Jacarezinho. Instrumentos para isso não faltam, o que buscamos no Comitê Gestor é traçar rumos, metas e objetivos comuns, somar as competências de cada parceiro e compartilhar responsabilidades", explica o Secretário.

 

Confira a programação: TODOS OS DIAS DAS 9 ÀS 17 HORAS

09/09 - Praça da FAFIJA (Parque Bela Vista)

10/09 - Praça Benedito Moreira (Vila São Pedro)

11/09 - Praça da Igreja (Vila Setti)

12/09 - CRAS - Rua Fernando Botarelli (Aeroporto)

13/09 - Ponto de Ônibus (Marques dos Reis)

14/09 - Praça Rui Barbosa (Centro)

 

Cidade Empreendedora

 

Empreendedorismo é chave para o desenvolvimento

Quando se fala sobre geração de empregos muitas pessoas têm em mente a implantação de uma grande indústria, um grande empreendimento. Aproveitar melhor as oportunidades existentes, porém, pode gerar a mesma quantidade de pessoas empregadas ou trabalhando no próprio negócio, com a vantagem de que os empreendedores individuais e as microempresas (MPE) distribuem-se em inúmeras áreas de atuação e, por isso mesmo, estão menos sujeitos às variações dos humores da economia.

 

Público alvo

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do município de Jacarezinho com ações de conscientização empreendedora para que o ambiente empresarial seja atrativo. Uma de suas metas é a formalização de Empreendedores Individuais atingindo 2% da população total do Município, algo em torno de 800 pessoas. Como os EI podem contratar um empregado, é possível atingir com a ação 4% da população. Um contingente desse porte necessita de acompanhamento constante, razão pela qual uma das metas do Comitê Gestor é implantar a Sala do Empreendedor. Na primeira fase, focada no Empreendedor Individual (EI); posteriormente, nas cerca de 1,5 mil MPEs.

 

Planejamento
Criado em 2012, com a edição da Lei Complementar n.° 48, o Comitê Gestor teve seu trabalho interrompido naquele ano. Em 2013, logo após assumir, o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio Faria (Democratas) aderiu à Chamada Pública do Sebrae, e retomou o Programa Cidade Empreendedora. O trabalho do Comitê Gestor foi resgatado e está em andamento. Duas reuniões por mês, com a participação de várias entidades, resultaram na elaboração de um Plano Estratégico com ações estruturadas de curto, médio e longo prazos de execução.

 

Parcerias
Integram o Comitê Gestor entidades como SEBRAE, SESC, SENAR (Sindicato Rural) e SENAC; Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR); Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho - ACIJA - e Câmara da Mulher Empreendedora; SICOOB, OAB, Correios e Corpo de Bombeiros. As secretarias municipais do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços; de Saúde (Vigilância Sanitária); Agricultura e Meio Ambiente; Finanças; Planejamento, Administração, Desenvolvimento Urbano,Assistência Social, Educação e Procuradoria Jurídica são estruturas municipais que participam das ações, dentro de suas áreas de atuação. Outros organismos municipais atuam, como o Procon, Agência do Trabalhador, Banco do Empreendedor e Sala do Empreendedor. O Comitê Gestor deseja ampliar essa participação e convidou a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Emater, Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS-ER), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, sindicatos de trabalhadores e entidades representativas de classe.

 

Câmaras Setoriais

No longo prazo, Jacarezinho pretende tornar-se referência regional na sustentabilidade dos negócios empresariais - o que está previsto para 2023. O Comitê Gestor está dividido em duas Câmaras Setoriais - a do Desenvolvimento do Ambiente Legal e a de Desenvolvimento Empresarial.

 

Ambiente Legal

A Câmara Setorial do Ambiente Legal atua de forma concentrada em temas como Desburocratização, Simplificação, Compras Públicas e Educação Empreendedora. Algumas ações nessas áreas já estão em andamento, como a revisão dos processos internos (na Prefeitura) para abertura de empresa no Município; a preparação da Sala do Empreendedor para atender a todas as empresas de forma centralizada; a adoção de todos os critérios previstos em lei para o EI nos editais de licitação, e o monitoramento do volume das compras públicas do Município nas empresas locais. O Comitê Gestor pretende pleitear junto aos órgãos educacionais - Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação - a inclusão disciplinas sobre empreendedorismo na grade curricular das escolas públicas.

 

Desenvolvimento Empresarial

A Câmara Setorial do Desenvolvimento Empresarial do Comitê Gestor atua nas áreas de Associativismo, Inovação, Crédito, Mercado, Acesso à Justiça e Sala do Empreendedor. Algumas metas de longo prazo são ambiciosas e preveem a criação de novos cursos técnicos, um novo Parque Industrial, moderno e atrativo, e parcerias com órgãos do porte do IFPR, TECPAR (Parque Tecnológico e Incubadora de Empresas) e UENP (Assistência Jurídica).

 

Compra Jacarezinho

Publicar o poder de compras públicas do Município e oferecer treinamentos para seu efetivo aproveitamento são ações contempladas em um dos programas do Cidade Empreendedora, o Compra Jacarezinho. A criação do calendário anual de eventos e a divulgação das potencialidades do Município estão entre as tarefas a serem executadas pelo Comitê Gestor.

 

Crédito
Com a cooperação técnica das secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Agência de Fomento do Paraná, o município de Jacarezinho conta com os programas Banco do Empreendedor e Bom Negócio Paraná. Com linhas de crédito especiais, a juros baixos, os microempresários têm à disposição treinamentos nas áreas administrativa e financeira. O Programa conta com a participação da ACIJA, onde será realizado um Seminário para divulgação desta e de outras linhas de crédito disponíveis em Jacarezinho no mês de outubro.

 

Mobilização
Todo esse elenco de ações necessita da participação e do compromisso da comunidade jacarezinhense, por intermédio de seus órgãos públicos, associações, entidades e empreendedores. Por essa razão, será constituído um grupo para visitar aqueles que não estão participando do Comitê Gestor, de forma a conscientizá-los sobre a importância do Programa Cidade Empreendedora, mobilizar e organizar a atuação desses representantes.

 

Indicadores
Para monitorar os resultados das ações previstas no Plano Estratégico, o Comitê Gestor vai comparar índices conhecidos, ano a ano, com o compromisso de divulgar os números a toda comunidade. O acompanhamento de indicadores estimulam e orientam as ações, e os valores considerados adequados ou satisfatórios para um indicador são estabelecidos por organizações isentas, razão pela qual conferem credibilidade.