O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) pretende implantar a Rede de Atenção à Saúde do Idoso. A informação foi repassada pela Diretora Executiva Crisleini Carulla na última semana.
O Projeto tem vistas a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa com propósito de assegurar a intervenção precoce de situações vulneráveis, bem como a promoção e recuperação a saúde.
Para o acolhimento desses pacientes, o CISNORPI contará com uma equipe multiprofissional: Médico Clínico Geral, Enfermeira, Nutricionista, Técnico de Enfermagem e Educador Físico, onde além de consulta médica serão realizados trabalhos terapêuticos que auxiliem em suas atividades diárias proporcionando mais autonomia, cognição, mobilidade e comunicação. "A intenção ainda é reduzir o número de consultas ortopédicas e dar uma qualidade de vida mais saudável aos pacientes", comenta a Diretora Executiva.
Crisleini Carulla enfatiza "a melhor recomendação aos idosos é buscar uma ocupação para que se mantenha ativo e não deixe de se sentir útil, ter motivação para realizar atividades funcionais, ocupacionais até mesmo voluntárias". Ela ainda complementa que envelhecer é um processo cronológico, saúde e qualidade de vida que determinamos.