A 5ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (FICAFÉ) foi oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira, 8, com a presença de mais de 1.500 pessoas, entre cafeicultores, especialistas e compradores de café de vários países.
O evento é uma vitrine das novidades da tecnologia na produção de café aplicada na região. Segundo o presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, a Indicação Geográfica, que corresponde à indicação de procedência do café, é apenas o primeiro passo rumo à qualidade da bebida que está sendo buscada no Norte Pioneiro.
Segundo Luiz Roberto o próximo passo é conquistar o reconhecimento do processo de produção e da qualidade da bebida, atributos que deverão agregar um valor entre 30% e 35% de ágio ao preço do café especial em relação ao preço do mercado. Atualmente, os cafés especiais de qualidade do Norte do Paraná, com qualidade comprovada em concursos de qualidade já são vendidos com ágio de 25%.
A abertura contou com a presença do deputado federal Abelardo Lupion, o deputado estadual Pedro Lupion, o Secretário da Agricultura do Paraná, Nobebrto Ortigara, os diretores-presidentes do IAPAR, Florindo Dalberto, do EMATER, Rubens Niederheitmann, os prefeitos Geraldo Maurício (Ribeirão Claro), Tina Toneti (Jacarezinho), Renato Custódio (Japira), o Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho, Ricardo Toneti, o Fucinho, os vereadores José Izaías Gomes, o Zola, e Wanderlei Amâncio de Morais, o Wandinho, além do prefeito eleito de Jacarezinho Dr. Sérgio.
FOTOS: Marcos Junior, Agência do Governo, Homero Pavan Filho,