Representantes da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR -regional norte), se reuniram na sede do Tecpar de Jacarezinho, na manhã da última terça- feira, 30.
O encontro marcou a sétima reunião do grupo, e teve como objetivo, a elaboração de um plano de trabalho e o fortalecimento da articulação institucional entre as partes envolvidas no projeto de estruturação e implantação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (PTNP) em Jacarezinho. Além da elaboração do plano de trabalho, a pauta versou sobre a estruturação da Incubadora de Empresas, um dos serviços que serão oferecidos pelo Parque. A Incubadora, inclusive, já está apta a receber inscrições.
Ao fim da reunião, um protocolo de intenções consolidou a distribuição de competências a todas as entidades envolvidas e a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Planejamento, assumiu o compromisso de executar, com maquinário e mão de obra, os trabalhos de infraestrutura do Parque Tecnológico.
As expectativas são de que, com a implantação do Parque, seja possível o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda a região, o surgimento e desenvolvimento de negócios de base tecnológica e inovadora, e a capacitação de novos profissionais para a sustentabilidade de novos empreendimentos.
Parque Tecnológico do Norte Pioneiro
Através de publicação no Diário Oficial da União, no dia 24 de maio de 2012, Jacarezinho passou a sediar um ambicioso projeto de política pública de desenvolvimento.
O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro é um projeto liderado pelo Tecpar visando fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, além de difundir a cultura de conhecimento e inovação de setores estratégicos de alta tecnologia na região do Norte Pioneiro.
O apoio aos empreendimentos ocorre de várias formas, dentre as quais se destaca a Incubadora de Empresas. Nela novos empreendimentos podem usufruir de apoio técnico especializado a custos inexpressivos, estrutura física adequada, internet de banda larga, entre outros benefícios que aumentam as chances de crescimento do novo negócio.