Na manhã de hoje, 06, a prefeita Tina Toneti se reuniu com o presidente estadual do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Joel Krüger e com representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP), para discutir o projeto de viabilidade da instalação de um aeroporto em Jacarezinho. A estimativa é que dentro de dois meses o estudo técnico seja finalizado e enviado ao Ministério da Aviação Civil.
A construção do aeroporto de Jacarezinho é tema do estudo técnico de viabilidade e de um Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM), que está sendo coordenado pela AEAANP, entidade parceira do Crea-PR. "A presença do presidente estadual em nossa cidade fortalece a parceria entre a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e o Crea. Daqui a dois meses, o projeto de viabilidade deve ser protocolado junto ao ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt", acrescentou Tina.
Atualmente, cerca de oito profissionais entre engenheiros, advogados e consultores estão trabalhando na confecção do estudo. Segundo o presidente Krüger, o Crea-PR também está disponibilizando um técnico que vai auxiliar na composição da análise. "O projeto de construção de um aeroporto é estratégico no sentido de possibilitar o desenvolvimento municipal e também, regional", completou.
Dentre as justificativas para instalação do aeroporto em Jacarezinho se encontra o fato da cidade ser pólo regional, e também, se situar a mais de 150 quilômetros de municípios como Londrina e Bauru, onde estão localizados os aeroportos mais próximos. Tina explicou que a intenção da presidenta Dilma Rousseff é que através do Programa de Aviação Regional, haja a expansão do número de aeroportos regionais no Brasil, chegando a 210.
Sede regional do Crea-PR
Na ocasião, também foi assinado um documento em que o Município de Jacarezinho doou para o Crea-PR, um terreno no qual será construído um escritório regional da entidade. Segundo o diretor-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP), Roberto Simões, a sede vai atender os profissionais de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Cambará, Barra do Jacaré e Carlópolis.