Jacarezinho recebe prêmio nacional por ações de desenvolvimento sustentável

Publicado em: 16/05/2012 17:31 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Departamento de Comunicação | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Whatsapp

 

 

O reconhecimento ao desenvolvimento de Jacarezinho nos últimos anos, rendeu a prefeita Tina Toneti, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Apenas 12 prefeitos de todo o país foram premiados na sétima edição da iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Jacarezinho venceu na categoria Destaque Temático: Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. A entrega do Prêmio foi realizada nesta terça-feira (15), em Brasília.

Em 2011, Jacarezinho foi premiado na edição estadual do prêmio e selecionado para concorrer na etapa nacional. Tina lembrou que o concurso contou com a participação de prefeitos de todo o Brasil, de pequenas cidades a capitais, e a média de disputa por categoria foi de 20 prefeitos em cada.

"Quando meu nome foi anunciado, senti uma emoção muito grande, pois é um prêmio concedido por uma entidade séria, preocupada com o desenvolvimento das empresas, com que elas cresçam e gerem renda. O Sebrae atua para que o empreendedorismo se fortaleça cada vez mais, fazendo com que o cidadão seja o dono do seu próprio negócio e tome conta da sua vida", destacou a prefeita.

Tina aproveitou a oportunidade para agradecer aos articuladores do projeto enviado ao concurso: o chefe do escritório do Sebrae em Jacarezinho, Odemir Capello; a consultora do Sebrae, Rubia Martoni;  a secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Nádia Jaqueline Cussolin e, o ex-chefe da Sala do Empreendedor, André Leite.

Desenvolvimento Sustentável

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor incentiva boas práticas que visam o desenvolvimento municipal com base no apoio aos pequenos negócios. A premiação para os vencedores é um certificado, troféu e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso no apoio às micro e pequenas empresas (MPE).

A prefeita Tina recebeu a premiação devido à implantação do Plano Integrado de Sustentabilidade e Modernização da Administração (Plismam). O resultado foi a geração de oportunidades de trabalho para a população, fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPE) e suporte à agricultura familiar.

A primeira estratégia do Plismam foi tornar os servidores públicos agentes de mudança e transformação. Para isso, Tina buscou uma nova forma de gestão, diminuiu a burocracia e reconheceu o potencial do servidor. Para o desenvolvimento das ações e para que elas tivessem resultados positivos foi essencial a participação de parceiros, como o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Outra ação foi a criação da Secretaria de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços para incentivar e ser articuladora do ambiente favorável às MPE. Tina também investiu em capacitação, formação técnica e profissional da comunidade e apoiou a agricultura familiar e as associações produtivas do Município.

Benefícios do projeto

Alguns números obtidos por Jacarezinho mostram como a aplicação do projeto mudou a realidade dos moradores:

- de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, em março de 2009, o Município ocupou o 5º lugar na geração de empregos formais, entre todas as cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes, superando inclusive, Curitiba que ficou em 6º lugar;

- segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal para Micro e Pequenas Empresas publicado pelo Sebrae/PR, o Município já é o 50º com melhor indicador entre as 399 cidades do Paraná.

- de 2008 a 2011, houve um crescimento de 74% no número de empresas, passando de 1.498, para 2.619. Sendo que somente o setor de serviços cresceu mais de 90%. No Município, já são 382 microempreendedores individuais. O maior número de formalizações entre todas as 26 cidades Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

- mais de 65% do total de agricultores familiares do município receberam cursos de capacitação e aperfeiçoamento;

- com a Associação de Artesanato em Fibras Naturais (Comfibra) e a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho (Assomarja), mais de 100 famílias venceram o desemprego e a vulnerabilidade social, além de praticarem e difundirem o trato politicamente correto do meio ambiente.