Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estiveram na tarde de ontem, 02, no Gabinete da prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, para apresentar o projeto de criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro no município. O objetivo é instalar uma incubadora tecnológica em Jacarezinho, na qual poderiam ser inseridas empresas de base tecnológica e inovadora. Além disso, através do Tecpar Educação, moradores da região poderão receber capacitação para atuar na área.
O Instituto atua em todo o estado, e em Jacarezinho realiza pesquisas para extração de vacinas. Com o novo projeto, o Tecpar visa atender o município e mais 29 cidades do Norte Pioneiro. "Além de possibilitar o desenvolvimento econômico da nossa região, o Parque Tecnológico do Tecpar vai expandir as pesquisas na área através da capacitação daqueles que tenham interesse em desenvolver o empreendedorismo, ou que tenham perfis inovadores e tecnológicos", destacou a prefeita.
Segundo o representante do Tecpar de Curitiba, Carlos Alberto da Costa Macedo, a instalação da incubadora tecnológica e do centro de capacitação será feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e agentes da educação. Este novo projeto, além de reformular a unidade de Jacarezinho, contribui para o desenvolvimento da região como um todo. Através de um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), se chegou à conclusão de que 29 municípios podem ser atingidos com o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro.
"Aqui em Jacarezinho estamos dando início às conversas. Temos que reformar a estrutura do Tecpar no município e admitir empresas através do perfil tecnológico e inovador, esta é uma orientação do próprio Instituto. Por exemplo, nós não podemos abrir a entidade para uma empresa de agronegócios simples, que não tem perfil de inovação e nem de tecnologia, pois isso fugiria do perfil da missão do Tecpar. É preciso ter ferramentas e conceitos que modifiquem um cenário de negócios", explicou Macedo.
Para o Tecpar Educação serão necessárias parcerias com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e também universidades. De acordo com o estudo do Ipardes, na região de 29 municípios, existem 14 instituições de ensino superior. "Dentro dessas universidades, com o perfil e leque de cursos que são apresentados, nós poderemos aproveitar situações favoráveis para oferecer capacitação para os moradores", finalizou Macedo.