COMPANHEIRAS TRABALHADORAS E COMPANHEIROS TRABALHADORES,
Esta é a oitava e última vez que me dirijo a vocês, como prefeita, para comemorar o nosso dia, o Dia do Trabalhador.
No dia 1º de Maio, a cada ano, a classe trabalhadora em todo o mundo não apenas celebra, mas reaviva a fogueira da luta, redefinindo novos rumos e debatendo novos temas. Foi, é e tem sido assim em todo o Brasil nessa data significativa.
E hoje, graças a Deus, temos muito a comemorar, porque nos últimos anos foram inúmeras as conquistas de nossos trabalhadores e trabalhadoras, tanto em nosso município, como no Brasil inteiro.
Temos muitos motivos para celebrar: mais do que o Dia do Trabalho, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Hoje temos orgulho de ser jacarezinhenses, de fazer parte de um povo respeitado pelo mundo afora.
Companheiras e companheiros.
Daqui a oito meses deixarei a Prefeitura e o cargo para o qual fui eleita duas vezes, pelo voto de milhares de pessoas que confiaram no Partido dos Trabalhadores.
Olhando para o calendário, meu período de governo está chegando ao fim.
Mas algo me diz que este jeito de governar está apenas começando. Algo me diz, fortemente, em meu coração, que este modelo vai prosperar. Sabem por quê? Porque este modelo não me pertence: pertence a vocês, pertence ao povo de Jacarezinho. Que saberá defendê-lo e aprofundá-lo, com trabalho honesto e decisões corretas.
Nesses últimos anos, com o Governo Lula e com a Presidenta Dilma, nosso povo aprendeu a confiar em si mesmo. Aprendeu a não dar ouvidos aos derrotistas e à turma do contra; aos que diziam que o Brasil tinha de se contentar com um crescimento medíocre; aos que pregavam o conformismo diante da exclusão social e da injustiça, aos que juravam que Jacarezinho não tinha mais jeito, que nosso destino era mesmo ser o "ramal da fome".
A experiência mostrou o contrário. Descobrimos que basta manter um rumo claro e seguro, ser honesto e corajoso e acreditar que a inclusão social é o grande motor do desenvolvimento econômico. Reduzindo a pobreza, investindo em Educação, na Saúde e em Moradia, melhorando a renda dos trabalhadores, conseguiremos crescer e aumentar a auto-estima da população.
Porque não pode existir um país rico com um povo pobre. Não pode haver um país forte com um povo miserável. Só é rico o país que descobre que o povo é sua maior riqueza. Só é forte a nação que se constrói mobilizando a energia, os sonhos e as esperanças de sua gente.
Neste 1º de maio cumprimento todos os trabalhadores - servidores públicos, operários, trabalhadores de todas as áreas, do campo e da cidade - pessoas jovens e idosas, que fazem a grandeza de nossa terra.
Quero aplaudir especialmente a mulher trabalhadora - aquela que, muitas vezes, se divide em dupla e até tripla jornada de trabalho. Ela é mulher, mãe, trabalha fora para cooperar com o orçamento doméstico e ainda tem uma terceira jornada, quando regressa a casa, como a grande cuidadora do lar. Ela é profissional da beleza, da saúde, da segurança. É educadora, é jornalista. Ela é gari, motorista, cozinheira, doméstica. Ela é profissional da construção civil, é política, é operadora do Direito. Ela é trabalhadora do comércio, da indústria, da agricultura.
Desejo que esta geração seja a geração de trabalhadores e trabalhadoras que veja o Brasil levando a sério a educação - e educação democrática, a que todos tenham acesso.
Que essa seja a geração que veja o Brasil levantar definitivamente do berço esplêndido para proteger seus filhos das ameaças que se constroem no horizonte e garantir um futuro justo para nossas crianças e nossos jovens, com oportunidade de emprego e com justiça social.
E peço a Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores, que volva um olhar benigno para o mundo do trabalho. Que Ele acolha as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente, tendo misericórdia de nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia.
Imploro a Nosso Senhor que, vendo tantas penas físicas e morais, Seu Sagrado Coração repita aquele brado: "Tenho dó deste povo".
Suplico que nos dê sabedoria, virtude e amor, que nos inspire pensamentos de paz, de fé, de moderação, de paciência e de justiça, para que possamos, todos juntos, cooperar na transformação da face da terra e completar a obra da criação iniciada dois mil anos atrás.
E que Sua luz ilumine a nós e aos nossos legisladores a fim de nos empenharmos na construção de uma sociedade de justiça e amor.
Viva a trabalhadora e viva o trabalhador brasileiros!
Tina Toneti, prefeita de Jacarezinho