A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Silvestre Marques localizada no bairro Aeroporto, recebeu os atiradores do Tiro de Guerra 05/007 na manhã desta quinta-feira, 19. O evento faz parte das atividades alusivas ao Dia do Exército, comemorado na data de hoje.
Estiveram presentes o secretário de Planejamento da Prefeitura de Jacarezinho, Nelson Paulino; o secretário de Gabinete, Felippe Toneti; a presidente do Provopar, Rosi Andrade Toneti; o chefe da instrução do Tiro de Guerra 05/007, subtenente Wiliam José de Santana Aguiar e o terceiro sargento Príncipe, que integra a Patrulha Escolar.
De acordo com o chefe da instrução do TG, a comemoração da data é de suma importância porque identifica o Exército com o Brasil. "É imprescindível que lembremos sempre da Batalha de Guararapes, a primeira que trouxe uma nova formação do Exército para defesa da pátria. Escolhemos fazer esta apresentação para as crianças do 1º ao 4º ano para que elas já tenham este primeiro contato com o Exército Brasileiro e entendam sobre os valores da cidadania e da disciplina, porque estão numa fase de transição", observou Aguiar.
Neste dias está sendo comemorada a Semana do Exército, na qual são realizados eventos em prol da comunidade, voltados para a cidadania. O início das atividades foi marcado pela entrega de panfletos sobre Coleta Seletiva, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente.
"Esta ação é importante para despertar em todos os cidadãos a consciência sobre a importância da reciclagem do lixo. Além disso, possibilita que os moradores tenham conhecimento dos dias em que a coleta é feita, e assim, passem a separar os materiais. Foram visitados os bairros Aeroporto, Villa Setti e Vila São Pedro", afirmou o subtenente.
Para a diretora Magali Moreira Gonçalves é preciso mostrar para as crianças a necessidade de trabalhar valores como respeito e cidadania. "Hoje foi um dia especial, porque a presença dos atiradores do TG traz mais respeito para nossa escola e também para a comunidade. Mostra que nós tivemos o privilégio de estar comemorando este dia em Jacarezinho e além dos alunos, outros moradores vieram prestigiar a apresentação", ressaltou Magali.
A presença dos atiradores também despertou nos alunos admiração e curiosidade, e segundo a diretora, muitos no futuro poderão seguir o exemplo e servir ao Exército Brasileiro. "Para nós que trabalhamos com crianças sabemos que a violência está presente no dia-a-dia das escolas. Então ficamos muito felizes em receber os atiradores no dia de hoje e vale lembrar que contamos com o apoio da Polícia Militar (PM), através da Patrulha Escolar, que traz mais segurança para nós dentro da escola e para a comunidade", finalizou.