A tarde de ontem, 17, foi marcada pela posse de Tina Toneti como presidenta do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema - G5, composto pelos municípios de Ribeirão Claro, Jacarezinho, Carlópolis, Joaquim Távora e Guapirama. A prefeita de Jacarezinho destacou a importância do apoio dos demais membros do G5 para que se consigam novas conquistas para a região.
A posse foi realizada na unidade de Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Na ocasião, Tina entregou ao prefeito de Ribeirão Claro e ex-presidente do G5, Geraldo Maurício de Araújo, um certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes trabalhos prestados em prol de todos os municípios integrantes do Consórcio. "A frente do G5, o Maurício teve a visão não somente de um bom prefeito, mas também de empreendedor", declarou a presidenta.
Em seu discurso de posse, Tina disse que precisa do apoio dos demais prefeitos para que juntos tragam mais desenvolvimento para a região. Também, elogiou o trabalho do ex-presidente que deixou projetos protocolados que juntos somam mais de R$10 milhões. "A partir disso, vamos fortalecer as parcerias e lutar, principalmente junto ao Governo Federal, pela liberação dos recursos", acrescentou.
O ex-presidente lembrou que o G5 já tem vários projetos aprovados que estão aguardando apenas a liberação dos recursos. Também, explicou que está se afastando da presidência devido ao calendário eleitoral. Maurício retribuiu os elogios à prefeita Tina, afirmando que é visível o trabalho realizado em todo o município de Jacarezinho, que beneficia também a região.
Outro ponto destacado pelo ex-presidente é a construção do IFPR. Para ele, esta foi uma das maiores conquistas da administração de Tina. "Hoje precisamos do ensino técnico que proporciona empregos para a população. Quero desejar que ela continue desempenhando este belo trabalho e que ele venha proporcionar o desenvolvimento regional", completou Maurício.
O secretário-executivo do G5, Rômulo Santana fez uma explanação sobre a história do Consórcio e os principais projetos que estão sendo desenvolvidos. "Os consórcios vêm ganhando cada vez mais espaço. O G5 tem um modelo diferenciado, pois os consórcios comuns trabalham problemas pontuais, nós visamos o desenvolvimento regional em todas as áreas de maneira integrada e buscamos recursos para viabilizar os projetos", ressaltou.