Quatro mulheres irão receber na noite desta terça-feira, 27, após a sessão ordinária da Câmara Municipal de Jacarezinho o certificado de Honra ao Mérito do Município. A iniciativa das vereadoras Luciane Alves (PT) e Maria Luiza Boberg (PMDB) é para homenagear as mulheres no mês relativo ao Dia Internacional da Mulher.
Na sessão especial no plenário do Poder Legislativo receberão Cleide Cesco (Primeira mulher eleita Presidente da Câmara), Valentina Helena de Andrade Toneti (Primeira mulher prefeita), Maria das Graças Figueiredo Saad (primeira mulher eleita vereadora) e Cássia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros (primeira mulher historiadora eleita vereadora).
No Projeto está destacado que embora as mulheres ainda tenham que lutar muito para ter reconhecida sua igualdade perante os homens. Muitas delas, com seu talento e capacidade conseguem superar os homens em várias atividades.
Hoje, a grande maioria do sexo masculino já reconhece a capacidade da mulher, contudo alguns homens, ainda presos à cultura machista em que foram educados, insistem em considerá-la um ser inferior, incapaz de chegar "à sua altura". Não podemos culpá-los, e sim a cultura machista que imperou durante séculos em todo o mundo. Talvez ainda demore muito tempo, mas esses homens vão reconhecer o talento da mulher mais cedo ou mais tarde.